A Usina Solar Sítio Sustentável, inaugurada em novembro de 2019, é a primeira micro usina solar com tracker da Alion® da região de Campinas. A Usina tem capacidade de geração de 100 mil watts de potência em Corrente Contínua (CC) e 72 mil watts em Corrente Alternada (AC), podendo abastecer mais de 50 residências, e está instalada na região do distrito de Joaquim Egídio, pertencente ao município de Campinas.

 

A usina possui um grande diferencial ao apresentar o sistema de tecnologia solar tracker (seguidor solar), que permite que as placas solares acompanhem o movimento do sol para captar o máximo de raios solares, o que o torna o sistema mais eficiente e produtivo da cadeia.

 

O sistema foi construído em método GD (Geração Distribuída), que é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada, sendo uma microgeradora que opera em conjunto com outras fontes, construindo uma teia energética.

 

Entre as vantagens da GD, destacam-se a redução de perdas elétricas – devido à redução de sobrecarga das linhas de transmissão dos sistemas convencionais –, a diminuição dos custos em investimentos em redes de transmissão, o aumento da qualidade do fornecimento da energia gerada e a minimização dos impactos ambientais.

 

O Sítio Sustentável – A usina está instalada em um Centro de Estudos em Agricultura Sustentável, o Sítio Sustentável, um espaço dedicado à agricultura e a programas de produção e manejo sustentável. O sítio também tem produção em modelo de aquaponia – que integra a criação de peixes com hortaliças, economizando até 90% de água e eliminando completamente a liberação de efluentes no meio ambiente.

 

Alion Energy no Brasil – A UFV Sítio Sustentável é atualmente a única do Brasil a possuir a tecnologia de trackers da Alion Energy, uma estrutura que maximiza a captura da energia ao acompanhar a movimentação do sol.

 

O sistema possibilita uma construção mais eficiente, sem perfurações nem alinhamentos e um sistema de fixação no solo 100% em base de concreto, podendo ser instalado em qualquer terreno, incluindo locais inóspitos e longe de áreas boas para cultivo, como solo pedregoso, montanhoso, salinas e basalto.

 

Desenvolvimento Sustentável – A UFV Sítio Sustentável também buscar estar alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), em específico ao 7º Objetivo: Energia Limpa e Acessível, que busca assegurar o acesso confiável, sustentável e moderno à energia limpa para todos.

Leave a Reply